A Astrologia Védica conta com diversas ferramentas para a leitura do Mapa Astral: Cartas de Vargas (divisionais), Casas, Karakas (significadores), Mithru Bhanga (planetas super aflitos), etc.
Contudo, há uma ferramenta em particular que é extremamente importante na hora de identificar as características individuais de cada pessoa. Trata-se de uma série de combinações planetárias denominadas Yogas.
Até hoje não se sabe ao certo qual é o número exato de Yogas, mas o astrólogo e autor B V Raman compilou as 300 mais importantes. Veja algumas delas:
Ravi Yogas (combinações Solares)
Chandra Yogas (combinações Lunares)
Mahapurusha Yogas (combinações que produzem 5 tipos de grandes homens)
Nabhasa Yogas (combinações celestiais)
Raja Yogas (união real) – combinações que dão poder
Dhana Yogas (combinações de riqueza)
Daridra Yogas (combinações de pobreza)
Bhagyas Yogas (combinações de sorte)
Dhana Yoga – Combinações de Riqueza
Há diversas combinações possíveis de Dhana Yoga, como por exemplo a combinação da 5ª com a 9ª Casa, que são consideradas Trikkonas, ou seja, as melhores do Mapa Astral de todos nós.
A 5ª Casa representa nossos créditos de vidas passadas, enquanto a 9ª Casa representa a sorte e fortuna, entre outras coisas. As combinações de regentes dessas Casas trazem fortuna para o individuo, geralmente ocorrendo durante a passagem pelo Dasa (período) desses planetas.
A 11ª Casa, por ser a casa dos ganhos e lucros, é também muito importante para a parte material da vida. A 2ª Casa é outra que se relaciona com o dinheiro. Se Mercúrio, Lua, Júpiter ou Vênus estiver exaltado na 2ª Casa (sem aspectos que enfraqueçam essa condição), o individuo pode se tornar muito rico.
Daridra Yoga – Combinações de Pobreza
Combinações de regentes da 2ª, 5ª, 9ª e 11ª Casas com regentes da 6ª, 8ª e 12ª (que são as Casas “difíceis” do Mapa Astral) trazem pobreza para o individuo.
Se houver Parivartana (troca) entre os regentes da 2ª Casa (dinheiro) e a 12ª Casa (perdas), o indivíduo certamente vivenciará sérios problemas financeiros.
Esses são apenas alguns exemplos do número de interpretações que a Astrologia Védica pode nos proporcionar por meio da leitura de um Mapa Astral.