No Zodíaco natural, Saturno é o senhor da 10ª e 11ª Casas, sendo conhecido como aquele que nos cobra responsabilidades, deveres e, sobretudo, o desapego. Seu ritmo é lento, mas gera estabilidade.
Os Gurus nos dizem que o objetivo principal da vida é liquidar nossos karmas acumulados para atingir a Iluminação (Moksha). Como karaka (“significador”) da 12ª Casa, a casa de Moksha, Saturno tem papel fundamental para alcançarmos nossa meta espiritual.
Sua natureza é de tamasika, ou seja, inércia, ignorância, depressão, etc. Dependendo do Mapa, pode trazer benefícios para a pessoa, porém sempre exige que suas condições sejam cumpridas.
Na 7ª Casa, por exemplo, Saturno está em Dig Bala (“força direcional”), e uma de suas funções é dar estabilidade ao casamento. Entretanto, em alguns casos – novamente dependendo das condições do Mapa de cada pessoa – pode se tratar de um casamento que nem sempre é feliz, aquele casamento em que a pessoa se sente na obrigação de se manter casada, mesmo sabendo que não é casamento de seus sonhos.
Dashas de Saturno
Como Saturno é frequentemente descrito como “separador”, e também como aquele que gera cobranças, lamentações, tristezas, depressão, etc., esses períodos costumam trazer mudanças significativas na vida das pessoas.
Na Índia é bastante temido o período denominado Sade Saati – que dura 7 anos e meio, onde Saturno transita sobre a 12ª, 1ª e 2ª Casas com relação à Lua – pois esse período pode causar transformações drásticas de todo o tipo de natureza. Novamente, é necessário levar em conta a situação de Saturno no Mapa da pessoa.
Se ele estiver em boas condições, agindo como um benéfico funcional, as dificuldades desse período podem ser minimizadas significativamente. Há também a possibilidade usarmos alguns “recursos” para amenizar Saturno em posição difícil no Mapa, especialmente em períodos de Sade Saati.
Períodos reconhecidos como desafiadores para todos, segundo meu mestre, são os de Sol e Saturno. São conhecidos como pai e filho e, na Astrologia Védica, são inimigos.