A Astrologia Védica (também conhecida como Astrologia Indiana ou Astrologia Hindu) é uma ferramenta valiosa para nossa compreensão dos fatos da vida e a descoberta de um universo de possibilidades para o futuro.
A Astrologia Védica é um sistema completo e complexo de análise da posição dos astros na hora do nascimento que oferece indicações sobre o destino, a saúde, relacionamentos e vocação, entre outros assuntos pertinentes à vida.
Sua origem é indiana, foi deixada pelos sábios há aproximadamente 5000 anos junto com as informações de como decifrar a posição dos planetas no horário de nascimento. Também foram deixadas o “Dana para os planetas” que seriam “remédios” de como minimizar as dificuldades trazidas pelos planetas.
A Astrologia Védica é tradicionalmente conhecida como Jyotish, sendo que Jyoti significa luz e ish de Ishwara significa Senhor, então “Senhor da Luz” ou “Ciência da Luz”.
O principal foco desta ciência reside no conhecimento de si mesmo, permitindo corrigir ou remediar situações. Para isso são feitas correlações entre planetas, casas e aspectos, resultando na leitura do mapa.
Há algumas diferenças entre a Astrologia Védica e a Astrologia Ocidental. A Astrologia Ocidental usa o Sistema Tropical. A palavra “tropical” que vem da palavra “tropo” que significa “voltar” – ou seja, se refere ao retorno das estações do ano. Com isso, todo ano, no dia 21 de Março começa o signo de Áries.
A Astrologia Védica usa o Sistema Sideral que se refere às estrelas conforme estejam sendo vistas no céu, então temos o Äyanamsa.
A Astrologia incorpora em sua análise também os signos estelares baseados no movimento da Lua, conhecido como Nakshatras.
A Astrologia Védica ainda promove mais 15 divisões adicionais que são chamadas Cartas Divisionais (Varga Kundali) e são lidas junto ao mapa original.
O Jyotish se destaca na parte de previsões, pois conta com um sistema composto por ciclos de regências planetárias de até 120 anos chamado de “Vimshottari Dasha”, onde cada planeta tem seu período específico de influência no mapa e é usado para fazer previsões mais profundas na natureza do futuro de uma pessoa.
Tudo começa com a confecção do Mapa Astral ou Mapa Natal. Por meio de cálculos matemáticos são elaboradas mandalas (signos e casas) para a análise. Nela o astrólogo lê as posições e, baseado em amplo estudo dos textos védicos, cruza as informações ajudando a pessoa a encontrar respostas para seus questionamentos mais profundos como quem é e qual sua minha missão de vida, ou ainda os desafios do cotidiano como dinheiro, saúde, profissão e vida afetiva.
A leitura do mapa ensina como dinamizar os poderes pessoais, a conhecer e aceitar as fraquezas, e se preparar para os desafios da vida, possibilitando também o crescimento pessoal.
São fornecidas junto com as informações técnicas referentes à mandala astrológica e informações básicas das posições planetárias e seus significados, instruções de como minimizar alguns aspectos maléficos trazidos pelas energias planetárias negativas ou como exaltar as positivas.
Com certeza a Astrologia Védica é uma excelente ferramenta fornecida pelos deuses para nos auxiliar na nossa jornada.