Na tradição oriental temos três Gunas, ou seja, três qualidades da Natureza:
Satvik, Rajasik e Tamasik, que são descritos por alguns como Divino, Humano e Animal, respectivamente.
É dito que a qualidade dessas Gunas tem a ver com nossas impressões karmicas e também com lições que aprendemos nesta vida.
Tamas é o estado de inércia, ignorância, tédio, etc. Aqueles que vivem neste estado geralmente são totalmente inconscientes do que ocorre ao seu redor e, às vezes, acabam dificultando a vida daqueles que fazem parte de sua vida. Pessoas com excesso de Tamas tendem a ser autodestrutivas, auto-indulgentes, conduzem a mente para a depressão e o corpo para letargia. Também têm facilidade para serem dominadas por algum tipo de vício ou por um comportamento sexual excessivo. Na alimentação, demonstram gosto especial por carnes, queijos, frutos do mar e comidas de origem animal.
Rajas é o estado de mudanças, energia e atividade, oscilando entre Tamas e Satvas. Excesso de Rajas pode causar orgulho exagerado e competitividade excessiva. O individuo valoriza muito a parte material da vida e tem forte propensão para tomar decisões impulsivas, muitas vezes seguidas de arrependimento. Também tem tendência a gostar de comidas pouco saudáveis.
Satvas representa a clareza mental, criatividade, harmonia, verdade e amor. Satvas é a mais benéfica e superior das três Gunas. Na alimentação, o individuo com boa dose de Satvas prefere comidas leves e saudáveis. Atividades como Yoga e meditação são Satvas.
É muito importante sabermos qual Guna pertence à nakshatra dos planetas em nosso Mapa Natal, pois sua análise nos permite ter uma imagem mais especifica de nossas características.
Júpiter e Mercúrio são considerados planetas Satvik.
Sol, Lua e Vênus são considerados Rajasik.
Marte, Saturno, Rahu e Ketu são considerados Tamasik.