Na Astrologia Védica, o termo “trânsito” refere-se à posição de um planeta durante um determinado período de tempo. Esse trânsito planetário é contado a partir da Lua.
O trânsito do regente do Vimshottari dasa (período) também é de fundamental importância, pois tem grande influência na parte mental do individuo.
Por exemplo, se Marte rege a 5ª Casa (filhos) no Mapa Astral, e está transitando sobre a 8ª Casa a partir da Lua, então o filho desse indivíduo será causa da preocupação.
Por outro lado, se Marte for regente da 10ª Casa e transitar sobre a 8ª Casa, então o indivíduo terá problemas no trabalho ou carreira.
Para cada Casa que o planeta transita, esse trânsito pode ser bom ou ruim, dependendo também do planeta em questão.
Dentro dos conceitos da Astrologia Védica, há várias nuances para o julgamento de um determinado trânsito no Mapa Astral, porém as duas mais importantes são:
1 – O grau em que o planeta transitante está – Por exemplo, Marte e Sol produzem efeitos quando estão nos 10 graus (decanato) iniciais de uma constelação; Júpiter e Vênus no segundo decanato; Lua e Saturno geram frutos no ultimo decanato; Mercúrio, Rahu e Ketu produzem efeitos durante toda sua passagem (segundo Phaladipika).
2 – Vedha (cancelamento de efeitos) – Existem certos lugares por onde ocorre o trânsito de um determinado planeta que é conhecido como Vedha, causando o cancelamento de seus efeitos. Vedha é uma espécie de brecha na qual a energia do planeta transitante é perdida. Por exemplo, para o trânsito do Sol, ocorre Vedha quando qualquer planeta, exceto Saturno, ocupa a 4ª, 5ª, 9ª ou 12ª Casa a partir da Casa por onde o Sol está transitando.
Saade Sati é um trânsito considerado bastante difícil que merece um artigo à parte.