Contribuição – por Marcia Rindeika
De origem indiana, a Ayurveda (ciência da vida longa e feliz) lida com a existência do ser na sua totalidade. Corpo, mente e espírito são os três pilares sobre os quais o conhecimento védico se desenvolve.
A ciência védica tem uma visão holística da vida e inclui práticas diárias, como cuidados com o corpo, meditação e alimentação, visando o equilíbrio da saúde, e proporciona ao ser humano que seguir suas técnicas a prevenção de doenças, o rejuvenecimento, a revitalização e a cura.
Desde a maternidade, o ideal é a inclusão nas práticas Ayurvedas, porém a prevenção e a cura podem ser feita a qualquer tempo. Esse sistema de saúde tem como base a individualização do tratamento através do diagnóstico de cada paciente. Nesta abordagem, a Ayurveda, não trata a doença e sim o desequilíbrio psicofísico, a raiz da patologia, ensinando que o nosso corpo físico é formado pelos cinco elementos básicos da natureza; esses elementos são expressos em nossa fisiologia através dos humores biológicos ou Doshas.
Assim, Vata é formado por espaço (éter) e ar; Pitta por fogo e água e Kapha por água e terra. Estes humores biológicos (ou Doshas), quando em excesso ou deficiência, geram sinais e sintomas de doenças. Os Doshas são considerados o nosso DNA energético e devem estar equilibrados de acordo com a nossa característica individual primária, ou seja, aquela que manifestamos no começo de nossa vida.
O primeiro objetivo da Medicina Ayurvédica é reconhecer no paciente os três Doshas e a partir daí, se estiver em desequilíbrio, traçar uma conduta terapêutica para harmonizá-los. Dentro das possíveis ferramentas de terapia da Ayurveda destaca-se a fitoterapia, nutrição adequada para cada Dosha, tratamentos de limpeza do organismo ou phanchakarmas, massagens, yoga, outros exercícios físicos e meditação.
Porém, esse sistema médico trabalha com muitas outras ciências, como a cromoterapia, a aromaterapia, a gematerapia e a astrologia – sempre sob a ótica védica, englobando os conhecimentos e práticas que derivaram dos sábios vedas, muitos séculos antes da construção das pirâmides, e que vem sendo transmitidos através das gerações com resultados inquestionáveis.
A Astrologia Védica, por exemplo, além de colocar luz sobre nosso autoconhecimento, é formada em sua estrutura por planetas que correspondem sempre a um dos cinco elementos. Dessa forma, reconhecendo os Doshas no nosso mapa natal e suas possíveis aflições, conseguiremos saber quais são nossas deficiências, quando vamos passar pelas crises e como torná-las mais suaves ou eliminá-las.
A Ayurveda define a saúde como uma condição de harmonia interna e externa capaz de habitar o ser humano e buscar objetivos mais profundos e permanentes. Ser saudável é uma condição normal do homem e toda ciência deve ser baseada na prevenção e restabelecimento desse estado natural.
Essa sabedoria milenar tem como propósito ensinar como podemos influenciar, moldar e prolongar nossas vidas, controlando-as sem a influência de doenças ou envelhecimento.
Existe em cada ser uma essência saudável que nunca sente dor ou envelhece. Quando se chega a esse lugar, as limitações que todos aceitamos deixam de existir, pois é certo que ninguém provou ainda que é necessário adoecer. O princípio básico da saúde total é que a mente exerce a mais profunda influência no corpo e a libertação do estado doentio depende de entrarmos em contato com nossa percepção para atingir a harmonia e expandí-la ao corpo todo.
Esse estado de percepção equilibrada, mais do que qualquer tipo de imunidade física, é capaz de criar a saúde. Na essência, adotar um modo de vida ayurvédico é administrar a sua própria vida para conseguir o melhor de sua existência neste planeta. Todos sabemos que a vida é uma passagem entre o nascimento e a morte, não é para evitá-la que adotamos a ayurveda e sim para torná-la agradável, harmoniosa e saudável.
No século 21, no ocidente, há uma crescente busca por coisas naturais, que gerem consciência e retorno a antigos conhecimentos; algo que nos possibilite reavaliar nosso estilo de vida, e que o transforme em saudável e feliz. O ser humano vem buscando há muito tempo o elixir da vida eterna sem se dar conta que já o tem dentro de si, que é a sua essência. A Ayurveda sem dúvida mostra esse caminho através da mudança de hábitos.