A Astrologia Védica é considerada uma “Astrologia Lunar” devido ao peso que a Lua tem na interpretação do Mapa Natal.
Uma Lua em boas condições de signo, aspectos e Nakshatra propicia ao nativo “facilidades” para sua vida de uma maneira geral.
Paralela à leitura convencional de signos, casas e planetas, também são utilizadas as Nakshatras (mansões lunares), constelações, um zodíaco lunar, que fornecem uma importante ferramenta para a análise. Alguns astrólogos Hindus são capazes de fazer a leitura completa de um Mapa Astral usando a Lua quando se desconhece o exato horário de nascimento. Outros usam a Lua como uma espécie de “auxiliar” para uma leitura complementar.
Quando alguém na Índia pergunta qual é o seu signo, a pessoa está querendo saber o seu signo Lunar não seu signo Solar.
Cada Nakshatra é governada por uma divindade diferente. Muitos pais indianos colocam o nome da divindade associada ao signo da Lua em seus filhos.
Anarudha Pal, uma conhecida artist,a recebeu esse nome porque seu signo Lunar está na nakshatra de Anarudha. Pessoas que nascem com a Lua nessa nakshatra possuem forte determinação. Exemplo disso é Saddam Hussein.
A Lua também é bastante utilizada para saber o equilíbrio emocional da pessoa e também para determinar compatibilidade em relacionamentos afetivos e profissionais.
Compreender nossa constelação lunar, posição na casa e aspectos pode nos auxiliar a entender o nosso mais profundo nível emocional no âmbito psicológico e espiritual. Através do uso de mantras e pedras adequadas podemos minimizar os desafios da vida.